Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
24 de Abril de 2024

Planos e seguros de saúde podem ser cancelados pela operadora durante o tratamento do paciente?

Decisão da Segunda Seção do Superior Tribunal de Justiça (STJ) firma entendimento que as operadora devem custear tratamento de paciente grave mesmo após rescisão do plano coletivo

Publicado por Ronaldo Fagundes
há 2 anos

O Superior Tribunal de Justiça (STJ), no dia 22/06/22, decidiu que mesmo com cancelamento unilateral por parte das operadoras, os planos ou o seguros de saúde coletivos devem garantir a continuidade da assistência ao beneficiário internado ou que esteja em tratamento de doença grave até o efetivo recebimento de alta médica, desde que esse continue realizando o pagamento das mensalidades.

O julgamento ocorreu no âmbito dos recursos repetitivos e decisão passa a ser considerada a jurisprudência da Corte sobre o assunto e deverá ser seguida pelos juízes e tribunais de todo o país no julgamento de casos semelhantes.

O que fazer em caso de negativa?

Como essa decisão orienta que os juízes e tribunais de todo o país sigam o entendimento do STJ no julgamento de casos semelhantes, em caso de negativa por parte da operadora, é importante ingressar com ação judicial para garantir o direito de continuidade da assistência ao beneficiário do plano ou seguro de saúde.

Ronaldo Fagundes - Advocacia Médica e da Saúde


#saudesuplementar #planodesaude #direitomedico #direitomedicoedasaude

  • Sobre o autorAdvocacia especializada na defesa de médicos
  • Publicações16
  • Seguidores0
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações13
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/planos-e-seguros-de-saude-podem-ser-cancelados-pela-operadora-durante-o-tratamento-do-paciente/1554097911

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)